Nesta quinta-feira (10/6), a prefeita Marília Campos se reuniu com os representantes dos bares e restaurantes e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Contagem para discutir a flexibilização do horário de funcionamento dos estabelecimentos. O encontro ocorreu de forma remota, após a chefe do Executivo discutir com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, pela manhã, os indicadores epidemiológicos na cidade.
Na reunião, ficou definido que bares e restaurantes poderão funcionar até as 23h, observando os mesmos protocolos sanitários de distanciamento social, mesas com até quatro pessoas, uso de máscara e álcool em gel. Porém, a prefeita Marília Campos determinou que os estabelecimentos tenham afixados em suas paredes um comunicado visível aos clientes sobre o horário de funcionamento permitido, conforme o decreto municipal.
O decreto que estabelece as normas de funcionamento será publicado no Diário Oficial do Município ainda nesta quinta-feira (10/6). Com a publicação, a norma já passa a valer a partir desta quinta-feira.
“Vamos ampliar o horário de funcionamento para as 23h e avaliar como ficam os indicadores em até 15 dias. É um trabalho conjunto com o segmento, de responsabilidades compartilhadas, para nos ajudar quanto à fiscalização de quem descumpre os protocolos”, propõe a prefeita.
Indicadores epidemiológicos
Contagem possui uma taxa de ocupação de leitos de enfermaria de 48% e em UTI, de 89%. A taxa RT de transmissão do vírus está em 1,04%.
Presenças
Também participaram da reunião o vice-prefeito Ricardo Faria, a vereadora Daisy Silva, o superintendente de Vigilância em Saúde, José Renato Rezende, os secretários de Governo, Pedro Amaral, e Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela.